Vivemos em uma época onde a opinião e os direitos da sociedade são o centro das atenções. As pessoas buscam mudar o país, desde estilo de vida à a valores estéticos que desejam(,) e isso vem crescendo a cada segundo, (.) um exemplo disso são os inúmeros projetos, protestos e movimentos que aconteceram nos últimos meses, várias pessoas saíram às ruas com o intuito de mudar a cidade para um lugar melhor, aliás, 500 vozes gritando por isso com certeza é maior do que uma só, o que significa que o problema do nosso país não é visto apenas por um cidadão. E isso gira em torno de uma possível mudança de cultura.
A ideia é a expressão dos direitos humanos, as pessoas lutam por melhorias na segurança, saúde, moradia, economia e entre outros milhares de problemas que a nossa cidade possui. Quantas vezes ligamos a televisão em um noticiário e tudo o que entra no nosso ouvidos são notícias de tragédia, mortes, assalto e violência? Quantas vezes já não ouvimos histórias sobre pessoas inocentes sendo alvo de discriminação por causa de sua cor ou opção sexual? Temos o direito de querer melhorar isso tudo, de parar de viver em um país tão violento e inseguro e é isso que as pessoas estão fazendo nesse momento.
Henri Lefebvre, um filósofo marxista do ano de 1991, escreveu vários livros que falavam sobre a influência do sistema econômico capitalista no espaço urbano, com base na necessidade do poder industrial de "modelar" a cidade de acordo com os seus interesses, mas sem excluir a influência de outros agentes sociais. Ele insistia em dizer que a revolução tem de ser urbana, no sentido mais amplo do termo, do contrário, não será nada.
Talvez o erro de tudo isso seja o egoísmo, pensar apenas no seu bem. As pessoas que possuem o poder maior que qualquer cidadão talvez só estejam vendo o lado deles delas, só pensam no seu dinheiro e no bem estar de si mesmo mesmas. E se isso não for mais um item de mudança dentro da nossa sociedade, começando por eles mesmos, toda essa luta por um país melhor, não vai ter adiantado.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica, mas faltou introduzir melhor o leitor no assunto proposto, antes de começar a discorrer a seu respeito.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |