Espaços Públicos - Banco de redações


A retomada do espaço público nas cidades

Enviada em: 04/10/2015

Status:

Corrigida
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Atualmente, nós não podemos mais aproveitar o dia em um espaço público, porque há sempre um usuário de drogas por perto, ou então você não se sente seguro pois sabe que a qualquer momento um bandido pode aparecer e tirar aquilo que você tem. As pessoas deveriam respeitar mais aqueles que querem ir a praças, e parques apenas para tirar um por lazer, relaxar, passar o final de semana com a família, (.) talvez, se o uso de drogas fosse proibido em lugares públicos, e abertos(,) onde todos podem ver e sentir, muitos iriam sentir teriam um conforto maior.

 Muitas crianças de hoje em dia não sabem o que é passar uma tarde em uma pracinha, brincando com os colegas(,) fazendo piquenique ou qualquer outra coisa que de fato não incomode as demais pessoas que ali estão. Os pais se sentem inseguros de deixar seus filhos em uma praça onde há pessoas usando drogas, pois além de existir drogas que não têm o cheiro muito agradável, o que deve se passar pela cabeça de uma criança que vê uma pessoa se drogando ali em aberto para todos verem!? Será que já não se passou pela cabeça dessa criança que aquilo deve ser algo bom ?!

 Isso não ocorre apenas em pracinhas, as às vezes estamos andando na rua e em qualquer esquina vemos uma pessoa usando drogas, até mesmo em parques que foram feitos até então para as famílias aproveitarem o tempo que têm juntos juntas, mas nada disso é possível, porque não existe mais respeito neste mundo! 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver uma análise menos superficial e mais crítica sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita. 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente