Hoje em dia não convivemos mais em praças e locais públicos abertos, pois estamos vivendo em um mundo ameaçado, se formos nas praças e outros locais públicos vivenciamos um lugar onde não conseguimos ficar, pois podemos ser roubados ou até mesmo acontecer algo pior(,) se você não tem algo que agrade o ladrão ele te mata. As praças públicas viraram palco de usuários de drogas, não é mais um lugar onde você vai para reunir a família, amigos e colegas para conversar, na realidade não é mais uma praça pública e sim um lugar onde só se encontram usuários de drogas, (.) as pessoas não sentem mais prazer em ir à uma praça. E(,) assim(,) acabamos vivendo em um mundo onde só entramos em lugares fechados ou onde nos sentimos com uma segurança maior. Não vemos mais como antigamente, pessoas civilizadas sentadas em um lugar público com seus filhos vendo eles brincarem, essas pessoas preferem ir ao shopping pagar pelo lazer de suas crianças do que levá-las à a um lugar sem segurança, onde a qualquer momento pode passar um marginal e fazer alguma maldade, então eles pagam para ver a diversão das crianças.
Não vemos mais como antigamente, crianças todas sujas brincando na rua, pois os pais estão apavorados com a violência que vem acontecendo, temos que retomar nossos espaços que são públicos, temos que utilizar nossas praças para lazer, e não como ponto de venda e uso de drogas. É preciso reforçar a segurança em nossos espaços públicos para inibir e até mesmo acabar com tanta marginalidade, para que desta forma possamos retomar nossos espaços.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver uma análise mais crítica e abrangente sobre o assunto, explorando outros pontos além da violência.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |