IMPLICAÇÕES OCASIONADAS PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO. - Banco de redações


A redução da jornada de trabalho pode gerar demissões?

Enviada em: 23/03/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
A redução da jornada de trabalho é um assunto que gera polêmica não só no Brasil, mas em todo o mundo. E quais seriam as implicações para empregados e empregadores. Com o passar dos anos as leis trabalhistas implicaram em grandes conquistas para os trabalhadores; Como condições dignas de trabalho, remuneração decente e um ambiente saudável de trabalho.

Se de um lado a redução da jornada de trabalho acarreta em um aumento considerado de novas vagas, assim como melhoria nas condições de vida das pessoas, teremos maior circulação de dinheiro, o que alavancaria a economia, e elevaria o padrão de vida da população.

Porém não podemos esquecer que nossos empresários pagam uma das taxas tributarias mais altas do planeta, e o aumento de vagas poderia acarretar na falência de muitas empresas ou teremos em contra partida o aumento considerado nos preços dos produtos. O que tornaria o custo de vida ainda mais elevado e uma parcela maior de pobreza no país.

Se a ideia de reduzir a jornada de trabalho é considerada ótima para alavancar o crescimento econômico do país teremos que repensar também na revisão das cargas tributarias pagas pelos empresários. Devemos pensar nos ganhos tanto de empregados como de empregadores e não só nos ganhos de uma das partes, teríamos ganhos a curto prazo por parte da população, porém a médio e longo prazo empresas endividadas ou totalmente falidas.

Comentários do corretor


APÓS AS PALAVRAS DESTACADAS É NECESSÁRIO O USO DE VÍRGULA.

AO FINAL DE UMA PERGUNTA, USE O PONTO DE INTERROGAÇÃO (?)

NO DESTAQUE, OU VOCÊ USA OS DOIS PONTOS (:) OU O TERMO “COMO”

ATENTE-SE A COESÃO. E MAIS, NO CASO, NÃO É NECESSÁRIO O USO DO VERBO EM DESTAQUE.

CUIDADO COM A LIGAÇÃO DE SUAS IDEIAS. NO PRIMEIRO DESTAQUE, VOCÊ NÃO PODERIA INTERROMPER O RACIOCÍNIO COM UM PONTO FINAL. NO SEGUNDO, AS IDEIAS FICARAM DESCONEXAS.


COMENTÁRIO:

As suas idéias são boas. Porém, em alguns momentos você se perdeu em seu raciocínio. Estruture com cuidado as suas frases para que o leitor não se perca. Deixe seu texto ainda mais interessante com exemplos, dados e idéias atuais. Não caia no senso comum e não se prenda em um só argumento durante toda a sua produção. Não tenha medo de ousar. Pesquise e leia sempre mais.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente