Com o progresso também sobrevêm grandes desafios. O crescimento populacional no Brasil de 2002 a 2012, segundo o Observatório das Metróles, foi de cerca de 12%(,) enquanto que o número de veículos registrou um aumento de quase 140%. O estímulo aconteceu e agora colocar um freio nesta avalanche de realização do sonho de ter um veiculo próprio, parece impossível(,) e com isso as grandes cidades ficam cada vez com maiores problemas de mobilidade.
Ao olharmos para o passado(,) quando o trem era o meio de transporte mais utilizado para pessoas e objetos; quando pessoas caminhavam ou se deslocavam com triciclos, com menos poluição, congestionamento e estresse, percebe-se a ironia da busca do conforto e agilidade como fonte de verdadeira felicidade. O ser humano se perdeu quanto ao que poderia realmente lhe trazer essa felicidade, pois acabou trazendo para si próprio problemas como a falta de espaço para tantos veículos parados ou em trânsito.
Com incentivos do Governo e de Indústrias Automobilísticas, como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), bem como, o aumento do nível econômico, desencadeou desencadearam a possibilidade de aquisição de veículos particulares(,) obtendo assim a facilidade de deslocamento mais rápido e eficiente. Da mesma forma, a precariedade do transporte público e sua não praticidade tem contribuído igualmente para alternativas independentes.
Sendo assim, o país, sofre com a urgência em reverter esse caos e, para tanto, órgãos responsáveis pela engenharia de trânsito olham para o passado percebendo a importância de retomar alguns hábitos e costumes antigos e mais benéficos(,) como: investir em ciclovias e melhorar o calçamento para pedestres incentivando a caminhada. O que era antigo e retrógrado(,) parecendo ruim, vai, pouco a pouco, se tornando moderno, melhor e mais eficaz.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |