A vida nos espaços urbanos alterou o sentido da relação entre tempo e espaço. As distâncias passam a ser mensuradas mais pelo tempo gasto de um ponto a outro do que devidamente pela geometria que os segrega. Isso denota um problema que envolve fatores como: o uso de transportes individuais motorizados, poluição e acessibilidade precária.
Para fugir do desconforto dos transportes coletivos, muitos optam pela compra de um carro e alguns, de uma bicicleta. Nos Estados Unidos pós-guerra, a propaganda mostrava o carro como símbolo de liberdade e conforto. No Brasil, atualmente, tais elementos motivam a compra de um automóvel, e seu uso ainda tende a crescer. Mas, há aqueles que preferem usar as poucas ciclovias existentes com o intuito de preservar o meio ambiente.
Sem a devida preocupação com este, tende-se a gerar mais poluição e o desencadeamento de doenças. O dióxido de carbono produzido na combustão de combustíveis fósseis ajuda no aumento do efeito estufa e no surgimento das ilhas de calor. Também, segundo a Organização Mundial de Saúde, a poluição mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. Ainda, ela propicia o aumento de casos de pacientes com doenças respiratórias e cardiovasculares.
Além disso, deve-se atentar para o fato de que há pessoas com deficiência que não têm o direito de ir e vir respeitado. Tal direito civil lhes é limitado ou impossibilitado, devido a à ausência de rampas inclinadas ou a à presença de obstáculos de vários tipos, por exemplo. Porém, há empresas de transporte que se preocupam com a acessibilidade, mas não de forma satisfatória e suficiente para atender a demanda.
Então, para abrandar tal problema, deve-se priorizar a sustentabilidade ambiental e a acessibilidade universal. Logo, é preciso implementar políticas de incentivo ao transporte coletivo com baixa emissão de poluentes, eficaz e de qualidade, que sirva para qualquer pessoa. A integração dele com as bicicletas é uma boa opção. Assim, gasta-se menos tempo para chegar ao destino, e preserva-se o meio ambiente e a si mesmo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto é possível explorar dados mais atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |