Ao se falar do trânsito caótico nas grandes cidades brasileiras, normalmente se atribui a culpa apenas ao dono do automóvel, mas não há uma reflexão acerca da conjectura social e econômica que também influi nesse quadro. Visto que, meios capazes de atenuar essa situação, como os transportes coletivos, são desvalorizados pela sociedade. Ademais, o crescimento da economia brasileira contribuiu consideravelmente para o aumento no número de carros.
As complicações no trânsito brasileiro são agravadas significativamente pelo aumento no número de transportes individuais. No entanto, a adoção de transportes coletivos, como ônibus e metrô, poderia atenuar tais agravamentos, como também contribuir na diminuição de poluentes emitidos no meio ambiente. O problema é que gradativamente foi se construindo a ideia de que o automóvel era significado de superioridade e o transporte coletivo destinado para as classes economicamente inferiores. Desse modo, o indivíduo influenciado por essa ideologia, buscará essa tal valorização através da aquisição do seu transporte individual, e o resultado está aí: o número de carros ultrapassando o de habitantes.
É válido ressaltar que essa escolha pelo transporte individual ao invés do coletivo, não é o único fator atuante nessa situação. A infraestrutura brasileira atual é incapaz de gerenciar com êxito o extenso número de automóveis no trânsito brasileiro, uma vez que não seguiu o mesmo ritmo da sua economia. Sendo assim, a evolução desse setor(,) além de contribuir para o aumento no número de carros, pois atribuiu poder de compra à população, também mostrou o quão a infraestrutura se encontra necessitada de um plano de melhorias.
Portanto, o individuo não é o único culpado por todos os problemas atuais no trânsito, mas também toda a estrutura social e econômica que o cerca. Cabe ao Estado, investir em melhorias na infraestrutura, para que seja eficiente o gerenciamento do trânsito atual. Cabe a à escola, mostrar aos alunos os benefícios do transporte coletivo, afim a fim de que ele seja mais valorizado na sociedade. Nesse sentido, será possível atenuar os problemas do trânsito atual.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto é possível explorar dados mais atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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