Nos últimos anos o aumento no número de veículos automotores no Brasil foi 10 vezes maior do que o aumento da sua população: enquanto a população aumentou em 12,2% numa década, o aumento do número de veículos motorizados foi de 138,6%. Segundo dados disponibilizados pelo Denatran(,) o país terminou o ano de 2012 com mais de 50,2 milhões de automóveis e 19,9 milhões de motos.
A cada ano, mais pessoas e entidades aderem ao Dia Mundial Sem Carro (DMSC), iniciativa que começou na França em 1997. Trata-se de uma ação que tem como ideia principal sensibilizar e mobilizar a população em torno das diversas questões relacionadas à mobilidade urbana. No caso brasileiro, chamar a atenção para as enormes dificuldades que as pessoas enfrentam para se deslocar nas grandes e médias cidades é urgente e, nesse sentido, o DMSC cumpre o seu papel.
Com esse “pequeno” aumento que acontece desde 2010(,) as cidades começam a se tornar cenários caóticos que sempre está completo de congestionamentos, acidentes e mortes; ônibus, metrôs e trens sempre lotados. No caso de São Paulo, o centro econômico brasileiro(,) o prefeito decidiu que iria começar a incentivar a população a andar de bicicleta, (.) Mais Mas será que ele fez o correto simplesmente criando as ciclovias? Ou será que ele tinha que fazer uma política social primeiramente? As ciclovias estão em desuso para o vento pois ninguém as usam (,) enquanto os motorista perdem espaço, e acaba acontecendo congestionamentos. Temos visto nos últimos dias o número de assaltos a motoristas aumentar, mais mas porquê por que? Será que a polícia não está fazendo seu trabalho? Ou será que esta nova lei de abaixar a velocidade nas avenidas que tinham o maior fluxo de carro está prejudicando os motoristas, com assaltos constantes por causa da baixa velocidade, (?) temos de lembrar que o que rege o trânsito são simples leis que podem ser mudadas a favor dos motoristas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, explorando dados atuais sobre o assunto, mas é possível desenvolver uma argumentação mais crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |