Hoje há uma grande movimentação de veículos(,) sendo a maioria transporte particular, e a cada mês mais automóveis são colocados nas ruas por serem considerados o meio de transporte mais eficiente para a locomoção. Com a chegada de tantos automóveis nas ruas(,) o trânsito aumenta cada vez mais e uma coisa simples como ir trabalhar se torna algo caótico e demorado, causando stress, cansaço e até mesmo raiva por parte dos motoristas, gerando acidentes envolvendo pedestres ou com outros carros.
Uma das soluções para esse problema seria a melhoria de transporte público(,) por que porque não há como pedirem a redução de automóveis sem terem infraestrutura suficiente para comportar todas as pessoas que passariam a utilizar esses serviços por dia, sendo trens, metrôs e ônibus, mas nas condições em que estão no momento essa não é a melhor opção. Em horário de pico os metrôs e ônibus são extremamente desumanos, pois não há lugar para todos(,) e além de se preocuparem com o aperto, o calor, e o desconforto(,) (as pessoas) ainda têm que se preocupar com (o) assédio que pode acontecer.
A real solução seria diminuir a produção de automóveis, melhorar e aumentar o transporte público e conscientizar as pessoas (de) que reduzir os automóveis seria melhor não só para elas, mas também para o meio ambiente, para a saúde mental e física e para a melhoria da cidade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto é possível explorar dados mais atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |