A industrialização brasileira que começou na década de 30 trouxe a necessidade de integrar o mercado interno de com maiores investimentos no transporte rodoviário. Foi no Governo de Juscelino Kubitschek que essa integração se aprofundou. Com a mudança da capital para Brasília, o interesse de interligar todo o território e o baixo custo do petróleo naquela época, o transporte rodoviário foi o escolhido.
Foi a preferência pela utilização dos transportes individuais e rodoviários em detrimento do coletivo que provocou o que se chama de caos da mobilidade urbana. Congestionamento nas ruas, acidentes cotidianos e superlotação dos transportes públicos são alguns dos problemas de locomoção nos centros urbanos. Todos esses problemas são fruto das escolhas passadas, onde se acreditava que as ferrovias eram consideradas ultrapassadas e a construção de estradas mais modernas.
O alto preço das passagens dos transportes coletivos, a superlotação, o desconforto e o passado histórico são fatores que afetam as escolhas pessoais, dos que preferem utilizar o transporte individual para sua locomoção. Entretanto, o crescimento populacional e aumento do número de carros circulando pelas cidades, além do aumento do trânsito, provoca a elevação da poluição e do número de acidentes(,) que a longo prazo causam danos irreversíveis, tanto ambientais quanto sociais.
Portanto, para minimizar esse problema, inicialmente é necessário que o Governo(,) junto à iniciativa privada(,) incentivem o uso dos transportes coletivos através de campanhas na mídia, da redução do preço das passagens e do aumento do número de ônibus, trens e metrôs circulando pelas cidades. A construção de novas ciclovias e a constante manutenção destas e das já existentes também seria outra opção de transporte para pessoas que moram próximas ao trabalho. Junto a isso é preciso um constante policiamento. A criação de pedágios urbanos poderia ajudar na arrecadação de verba para o transporte público e diminuiria também o número de carros. Por último, é necessário investir em transportes sustentáveis, com combustíveis menos poluentes.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao emprego de conectivos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem desenvolvida e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |