O surgimento das cidades possibilitou que as pessoas pudessem relacionar-se, trocar ideias, inventar e construir novos objetos, promovendo o bem-estar. No entanto, as cidades também contribuíram para a proliferação de doenças, problemas sociais e poluição. A mobilidade urbana, é um dos problemas enfrentados atualmente. Os grandes congestionamentos de veículos no trânsito prejudicam a vida dos habitantes e polui poluem o meio urbano.
Os problemas de locomoção, devido ao congestionamento de carros promovem o estresse, pois essa é uma atividade exaustiva. O tempo perdido no trânsito poderia ser convertido em horas de descanso e lazer. Os indivíduos tornam-se impacientes em consequência de uma rotina extremamente cansativa. Nas horas vagas, muitos preferem ficar no conforto de suas casas à a enfrentarem os desafios da mobilidade. O verdadeiro objetivo de morar em cidades é ter bem-estar, mas isso parece ser inatingível.
Além disso, o grande número de carros contribuem contribui para a poluição, esse gases prejudicam a saúde e o meio ambiente. E apesar, de muitas pessoas terem conhecimento sobre esses problemas, preferem usar carros, porque o transporte coletivo encontra-se em péssimas condições de uso, lotados, e (as pessoas) podem até serem vítimas de roubo e violência.
A mobilidade urbana e é sem dúvida um grande problema para viver em um ecossistema urbano, (.) para mudar essa realidade é necessário são necessárias mudanças eficazes. Portanto(,) os órgãos responsáveis pela estrutura urbanística, devem melhorar o transporte coletivo e principalmente incentivar o uso de bicicletas, pois são muito menos poluidoras. Através dessas medidas é possível diminuir a poluição e promover uma vida saudável, e o verdadeiro objetivo das cidades poderá ser atingido.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar mais dados sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |