O deslocamento em grandes cidades vem sendo um grande desafio,tanto para pedestres,quanto para motoristas, mas esse problema não afeta somente a população(,) mas também o meio ambiente. Com o crescimento desordenado de meios de transporte nas ruas,fica cada vez mais difícil a emissão de gases poluentes serem reduzidas nas cidades.É cada vez mais comum, escutarmos em rádios sobre o grande congestionamento nas principais vias das cidades, dificultando a passagem de ônibus,motos e carros. Em grandes metrópoles, como São Paulo, o transporte público tem um grande papel para a população, entre 36 a 40% das pessoas usam ônibus e metrôs para facilitarem a sua locomoção pela cidade. Mas infelizmente a população ainda sofre por causa dos preços das passagens, superlotações e a precariedade de algumas linhas.
Os novos corredores de ônibus implantados nas cidades ,como Rio de Janeiro e em São Paulo têm facilitado a movimentação de ônibus e dificultado a locomoção de transportes individuais. Algumas idéias já foram propostas por especialistas, para melhorar a situação das ruas e avenidas, como o uso mais freqüente de transportes públicos, a utilização de aplicativos de celular como bilhete único, que por sua vez diminuiria o número de filas e sistemas fora do ar para recarregar os bilhetes(,) ou até mesmo a utilização de bicicletas, e construção de novas ciclovias,ciclo faixas ciclofaixas e vias sinalizadas, como é o caso de alguns locais do Rio de Janeiro,São Paulo e Curitiba, (.) que Isso diminuiria parte da poluição e melhoraria significantemente o trânsito nas vias. Mas não precisamos ficar presos só a essas idéias, toda ajuda é pouca nessas horas, quaisquer formas que podem ser encontradas para solucionar este problema estará sendo será válida, e estará ajudando ajudará a muitos, não só no trânsito, mas também na forma em com que a população habita nas grandes cidades.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao emprego de conjunções e preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar mais dados sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |