- Banco de redações


O desafio da mobilidade urbana no Brasil

Enviada em: 17/08/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O transporte individual aumenta consideravelmente a cada ano, estima-se nas grandes capitais brasileiras, uma média de um habitantes para cada carro, resultando em problemas à respeito da mobilidade urbana. Com isso, os debates relacionados a esse tema vêm ganhando força no Brasil, em consideração as às grandes cidades que estão encontrando dificuldade de solucionar essas questões.

O ponto central da causa dos problemas da mobilidade urbana, é o crescimento de veículos privados, contrastando com uma infraestrutura que não acompanhou essa progressão. Resultando Isso resulta em acidentes, congestionamentos, que provocam perda de tempo em trajetos ao longo do dia, estresse e(,) consequentemente(,) brigas no trânsito.

Esse aumento de transportes particulares está relacionado com a substituição dos transportes coletivos, que possuem uma má qualidade. Além disso, existem outros fatores que favorecem a esse acréscimo, como redução de imposto sobre produtos industrializados por parte do Governo Federal, recursos que facilitam a compra dos veículos, por meio de financiamentos e empréstimos, e aumento da renda dos brasileiros durantes os últimos anos.

Juntamente com elevado números de veículos nos centros urbanos, há também um maior consumo e procura de combustíveis fosseis, que é prejudicial ao meio ambiente, poluindo o planeta.

Com todos esses problemas, é necessário que o Governo procure organizar projetos mais efetivos para solucionar essas questões, como incentivo ao uso de bicicletas, com construções de ciclovias e ciclofaixas, (;) desenvolvimentos e melhorias dos transportes públicos e estimulando estímulo a à população a utilizar esses meios, criar mais trens e metrôs, que podem amenizar a grande quantidade de veículos transitando nas ruas.  O Governo poderiam também desenvolver políticas educativas nas escolas para conscientizar os alunos desde sua fase de amadurecimento para questões da mobilidade urbana.

Com Tudo Contudo, é preciso debater mais à a respeito deste assunto, e pôr em práticas melhores projetos de desenvolvimento na área de mobilidade urbana, e conscientizar a população, pois assim o Brasil poderá ter menos problemas no trânsito.

 

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego desnecessário do gerúndio, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor os dados e informações atuais sobre o assunto disponíveis na coletânea e em outras fontes de pesquisa.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente