Crise na mobilidade urbana brasileira - Banco de redações


O desafio da mobilidade urbana no Brasil

Enviada em: 17/08/2015

Status:

Corrigida
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A gestão de transportes nas grandes cidades brasileiras, infelizmente apresentam negativas, tais como: falta de espaço para circulação de pessoas e ciclistas, congestionamento intenso, poluição, violência verbal e física. (,) Causando uma desorganização na sociedade. Então, é de se pensar em ações a longo prazo que minimizem esses impactos; havendo com participação qualitativa de órgãos competentes e ajuda cidadã no melhoramento dessa situação, para que a saúde humana não seja afetada.

Diante dos problemas enfrentados no país, como corrupção, concentração fundiária e reforma agrária, deficiência na educação pública, crise hídrica e tantos outros; a questão da mobilidade urbana torna-se  uma preocupação, cuja assertiva para manter uma gestão de qualidade é desorganizada pelos fatores sociais e até culturais, e este último recai no ideal capitalista  de possuir o primeiro carro, aumentando ainda mais a frota de veículos e(,) consequentemente(,)  a poluição pela emissão  de gases tóxicos - CO2, NO e SO2, afetando o sistema fisiológico de vida no planeta terra.

Também, um ponto considerável que constitui uma negação, são os transportes públicos de muitas metrópoles, que se mostram sucateados, lotados e sem fiscalização adequado na segurança desses. Portanto, nesse direcionamento, os indivíduos preferem buscar o carro próprio. Diante disso, a problemática maior é a falta de implementação de planos diretores, os quais constituem plena gestacional para assegurar uma cidade dentro dos padrões defendidos pela ONU.

O desafio é integrar normais modais que façam a diferença nas redes de transportes, mas, para isso necessita-se que a realidade desmotivadora mude, começando por práticas políticas reais e participativas em todos os ramos sociais, bem como atuação ferrenha do brasileiro, no posicionamento urbano.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, mas é possível explorar melhor os dados e informações atuais sobre o assunto disponíveis na coletânea e em outras fontes de pesquisa.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente