Na Segunda Revolução Industrial, o setor automobilístico deu seu verdadeiro salto, perdurando até os dias atuais. Seu modelo de produção em massa não existe como antigamente, porém, a facilidade de aquisição torna-se cada vez maior.
De um lado, o comércio estimula a compra facilitando nas parcelas, e do outro, consumidores que(,) com a facilidade do mercado, não analisam a real necessidade do bem e acabam adquirindo. No entanto, essas práticas têm se tornado um aliado na piora da mobilidade urbana no Brasil(,) e na medida (em) que o aumento de automóveis cresce dia após dia, um verdadeiro caos se instala. Hoje em dia é difícil vermos brasileiros utilizando o transporte público quando se tem a oportunidade de ter seus veículos privados. Pois, com a baixa qualidade dos transportes coletivos(,) muitos se recusam a usar este serviço e preferem terem seus próprios veículos automotivos. Entre o ano de 2002 e 2012, segundo dados do Observatório das Metrópoles, enquanto a população brasileira aumentou 12,2%, o número de veículos registrou um crescimento de 138,6%.
Desde Deste modo, para resolver o problema do trânsito e melhorar a vida das pessoas, é de grande importância que o governo realize ações na área. Para tal, poderiam agir em conjunto com engenheiros, urbanistas, entre outros profissionais do ramo para esta melhoria. Assim como medidas mais simples e rápidas(,) como por exemplo, melhoria no transporte público para que sejam menos lotados e com mais segurança, melhor acesso a bicicletas para as ciclovias serem utilizadas com frequência, horários específicos para circulação de caminhões e veículos pesados que fazem com que o trânsito fique mais lento, entre outras. Tudo para contribuir para um trânsito livre(,) com mais mobilidade urbana.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |