Estudos comprovam que o número de automóveis das últimas décadas aumentaram aumentou em mais de 90% nas ruas do Brasil, e que a estrutura urbana das grandes cidades não conseguem acompanhar esse salto. No dia a dia brasileiro, não só nas grandes cidades, mas nas menores também, tem-se uma dependência por automóveis seja ele como for, (.) essa dependência chega a ser tanta que a sociedade não anda nas ruas como antigamente, e isso pode acabar se tornando um mal, pois as pessoas ficam viciadas, não fazem uma caminhada matinal ou um exercício físico(,) prejudicando a saúde. Com essa “certa” dependência das pessoas, acaba-se de uma forma inevitável (levando) ao grande excesso dos carros nas ruas. E com esse volume exagerado de automóveis acumulados(,) acaba ocorrendo (problemas no) trânsitos ou até mesmo acidentes, na maioria das vezes causados, pela pressa, pela falta de atenção e principalmente pelo uso contínuo do celular ao volante, o que de modo geral, pela lei esteja é errado. O trânsito na capital está se tornando um tanto quanto comum*, e um dos motivos seria a medida tomada pelo prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, em que ele reduziu a velocidade de todas as avenidas principais e locais para 50 km/h, deixando com que a população ficasse extremamente indignada pelo fato de que o trânsito já era contínuo sem reduzir a velocidade e nessas condições se tornará ainda pior. A população brasileira deveria ter a conscientização de que o automóvel é sim um bem necessário para a locomoção, porém não para ir a lugares próximos que dê para se locomover de a pé, e que prevenir acidentes tomando toda a cautela possível seria (de) grande melhora para todos.
Comentários do corretor
* O trânsito em São Paulo já não era comum antes mesmo da medida tomada pelo prefeito Haddad? E não é um pouco contraditório defender mais cautela dos motoristas ao mesmo tempo que se critica a redução na velocidade das vias - que foi uma medida tomada com argumento de ser cautelar?
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância verbal e de número (singular e plural), à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém alguns trechos estão incoerentes e com argumentação contraditória. Também é possível explorar melhor dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |