A mobilidade urbana refere-se ao deslocamento das pessoas e seus respectivos transportes em um determinado lugar. O número de automóveis no país vem crescendo mais que 100 % (em relação) a à quantidade de habitantes, podendo assim causar grandes engarrafamentos que posteriormente prejudicará prejudicarão* a economia. Mas por que aumentou a procura por automóveis?
Deve-se compreender, inicialmente, o princípio de tanta busca por transportes particulares. Devido à má qualidade dos transportes públicos, e a à diminuição dos impostos sobre produtos industrializados (como o carro) e entre outros, (esses) são os principais vetores dessa busca incansável por condução própria. Dados do Observatório das Metrópoles revelam que de 2002 a 2012 a população brasileira cresceu cerca de 12%, enquanto o número de carros subiu para 138%.
E, além disso, o alto número de veículos intensifica o trânsito, que afetará a economia e a vida. Os engarrafamentos nas cidades, e a falta de infraestrutura fazem com que diminua** o tempo de deslocamento das pessoas que eventualmente prejudicará a produtividade, sem contar que ela ocupa mais de 20% da vida. Ela também mata, Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), em um mês, o trânsito brasileiro mata, em média, 4,1 mil pessoas.
Em vista do que foi explanado, a (dificuldade na) mobilidade urbana é algo que infelizmente vem aumentando, e pouco se faz para que seu progresso diminua. Portanto, o governo deve adotar os “rodízios”, restringir o uso de carros, estruturar corretamente e diversificar os modais do transporte, dar espaço para ciclovias, ciclofaixas e calçadas para assim alcançar o principal passo para a tranquilidade nas ruas.
Comentários do corretor
* Na verdade os grandes engarrafamentos e o prejuízo à economia decorrente desses problemas já existem, então talvez o ideal seja o uso do presente, não dos verbos no futuro.
** Diminua ou aumente?
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância verbal e de número (singular e plural) e à objetividade na estruturação das frases.
O texto aborda o tema proposto, porém alguns trechos estão incoerentes e pouco objetivos. Estruture melhor o raciocínio.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |