A facilidade de adquirir um automóvel(,) seja ele novo ou usado, a real necessidade de alcançar meios mais rápidos de locomoção e a falta de estrutura das cidades vem gerando um grande transtorno para a sociedade(,) que é a falta de mobilidade urbana, (.) com o aumento da frota de veículos e a falta de projetos viáveis para enfrentar tal situação resulta em um grande aglomerado de carros. Muitas opções e maneiras são discutidas, mas poucas ações são feitas para resolver tal problema.
São várias as propostas oferecidas pelo governo, mídia, debates escolares e sociais, como: utilização do transporte público ou táxi, rodízio de carros, ciclo faixas ciclofaixas para ciclistas, entre outras propostas, (.) no entanto(,) nem todos querem abrir mão do conforto e da praticidade que o automóvel fornece, (.) além disso(,) o transporte público não favorece para seu uso, pois é de péssima qualidade e o preço da passagem não se torna tão vantajoso.
Com a falta de interesse da maioria dos cidadãos e falta de planejamento do governo em relação aos transportes públicos mais eficientes e melhoras no tráfego de veículos(,) fica muito difícil alcançar resultados eficazes para diminuir esse transtorno, (.) com isso (acaba) fortalecendo a adesão de quem anda em transportes públicos para adquirir seu próprio meio de locomoção(,) que na maioria dos casos são automóveis ou motocicletas.
Diante do exposto, vemos a real necessidade de se implantar meios mais eficazes para coibir tal problema, com a participação forte e direta do governo com investimentos na engenharia de transportes e a iniciativa de empresas privadas, pois muitas dependem de veículos para entrega de mercadorias que poderiam ser entregues em pedidos coletivos e fora do horário de pique, (.) além disso(,) é preciso de participação consciente efetiva da população para que juntos possamos minimizar tal infortúnio.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego de conjunções.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |