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O desafio da mobilidade urbana no Brasil

Enviada em: 17/08/2015

Status:

Corrigida
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Com a urbanização do país e o crescimento vertiginoso das cidades, começaram (a) aparecer os primeiros problemas de mobilidade. (,) Fato impulsionado pela sociedade pós-Segunda Guerra Mundial, onde quando o domínio de automóveis era maciço.

Mas não é preciso ir tão longe. Hoje, no Brasil redemocratizado, o inchaço urbano obriga com urgência a harmonia, agilidade e o deslocamento das pessoas com ou sem deficiência, viabilizando conforto e segurança. No entanto, o Brasil anda na contramão daquilo que é comum em países desenvolvidos, uma vez que, ao longo da história, não têm tem investido em métodos alternativos de deslocamentos, como por exemplo: ciclovias, linhas de metrô, de ônibus e calçadas regulares, (.) (Essa falta de investimentos), somadas ao excesso de veículos nas grandes e médias cidades, têm prejudicado a mobilidade urbana.

Em outras palavras, o padrão de locomoção centrado no transporte motorizado individual mostra-se insustentável, tanto no que se refere à proteção ambiental quanto no atendimento das necessidades de deslocamento. Se há meio século atrás importamos o hábito europeu de usufruir do transporte individual como sinônimo de status, tomar posse dos modelos atuais de grandes centros urbanos sustentáveis, faz-se necessário. Londres e Estolcomo são o reflexo do planejamento social e econômico, onde foram aplicados investimentos pontuais na melhoria do transporte coletivo, reduzindo (em) 21% o fluxo de automóveis e aumentando em quase 50% o número de bicicletas, sob pena do não-cumprimento, serem taxados os infratores.

Em suma, a política governamental de mobilidade urbana deve ser voltada no discurso de “Governar é abrir estradas”, de Washington Luís*, e materializada nas questões socioambientais e econômicas da população. Mudar a consciência antagonal de que mobilidade significa cada um ter seu carro para chegar mais rápido num lugar. Mobilidade é coletiva. É todos chegarem onde precisam, com eficiência e segurança.

Comentários do corretor


* Essa afirmação contradiz a argumentação anterior... Reveja este trecho.

Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão e coerência.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, mas há trechos incoerentes e a argumentação, como um todo, pode ser desenvolvida de forma mais coesa.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente