Desde que o carro foi popularizado por Henry Ford, o número de veículos que compõem a frota mundial é crescente, e no Brasil, esse excesso provoca transtornos na mobilidade urbana. É grande a preocupação em resolver esse problema, uma vez que todos em algum momento de seu cotidiano são afetados. Sendo que um dos órgãos que tem efetivo poder para isso é o governo, mas em muitas vezes o mesmo se omite.
Nesse sentido, é possível observar que um dos fatores que geram o congestionamento de automóveis nas ruas, é a falta de alternativas de transporte público. Visto que os mesmos estão em situações degradantes, não havendo assim opções aos cidadãos, desse modo, estes que optam por dirigir seus veículos próprios, causando situações muitas vezes fatais, como acidentes. Então, é preciso que o governo invista nessas alternativas(,) oferecendo assim uma solução.
Ademais, percebe-se que quando há buscas por melhoras, elas se concentram no setor incorreto. Por exemplo, a nova lei que reduz o limite de velocidade em algumas rodovias de São Paulo, aplicada com o intuito de reduzir as mortes no trânsito. Entretanto, ela causará ainda mais lentidão no sistema rodoviário, prejudicando também os ônibus que ali transitam*.
É evidente necessário, portanto, que o governo tente mudar o panorama atual, ofertando melhoras nos metrôs, ônibus, e(,) a partir desse ponto, também conscientize os indivíduos que compõem a sociedade. (,) Para que dessa forma, haja uma eficácia na mobilidade, facilitando o trajeto de todos e evitando a violência no trânsito decorrente do estresse de motoristas que ficam nervosos pelos atrasos que sofrem em suas viagens.
Comentários do corretor
* Há estudos que comprovam que a diminuição da velocidade nas vias aumenta a velocidade média das viagens. Acelera-se menos, mas a velocidade permanece mais constante em todo o trajeto. Este é o argumento de quem tomou as medidas. Para rebatê-lo, é preciso contra-argumentar com dados.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego de conjunções.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem desenvolvida e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |