A busca por bens e serviços de qualidade, empregos e moradias, acarretou a elevada concentração populacional nas grandes cidades. A escassez de transportes públicos de qualidade e a falta de investimentos e planejamento urbano são os principais protagonistas desse cenário. Além do mais, tal situação ocasiona inúmeros danos à economia e à qualidade de vida da população.
Com a precariedade dos transportes coletivos, muitos optam pelo próprio automóvel. Graças a isso, nos últimos 10 anos duplicaram as vendas no ramo automobilístico e aumentou significativamente a concentração de veículos nas rodovias. Tal fato acarreta percas perdas tanto na economia, com o transporte de mercadorias, quanto ao cidadão, que fica exposto a engarrafamentos e risco de acidentes.
Ademais, essa concentração elevada de veículos nas rodovias causa danos ao ambiente, uma vez que esses liberam gases tóxicos para a atmosfera, que geram prejuízos tanto para o planeta, quanto para a saúde da população. Assim, seria viável pensar na utilização de transportes inofensivos ao meio, como bondes, trens, metrôs e bicicletas.
Por conseguinte, são notórias as problemáticas referentes à mobilidade urbana. Dessa forma, torna-se viável a criação de soluções a longo prazo, como investimentos, por parte do governo, em transportes coletivos de qualidade(,) que além de oferecerem conforto(,) não prejudiquem o meio, (;) bem como a construção de ciclovias e a ampliação de rodovias e vias férreas. Além disso, é imprescindível a adoção de medidas emergenciais, como o pedágio, para que haja a diminuição dos engarrafamentos e a melhoria dos veículos públicos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver uma argumentação melhor embasada, explorando dados atuais e relevantes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |