Uma característica que acompanha a sociedade do século XXI é a pressa de chegar a algum local, desenvolvendo uma tensão para as pessoas que estão perdendo cada vez mais tempo nas longas filas de carros que se formam nas cidades brasileiras, principalmente nas grandes metrópoles, (.) como resultado(,) acabam se atrasando ou até perdendo algum compromisso importante. O grande aumento da média nacional de automóvel por habitante e o baixo desenvolvimento do transporte coletivo e na da estrutura urbana são os principais influenciadores desse fato.
O século XX foi tempo de grande aumento da massa populacional no Brasil com a chamada “explosão demográfica”, que veio seguida do consumismo exacerbado no mundo, o que propiciou a grande aquisição de automóveis por grande parte da população, o que é bom, logo chamando isso de progresso. No entanto, esses fatos não vieram acompanhados de um bom desenvolvimento no transporte coletivo e na infraestrutura das ruas, deixando o cidadão brasileiro sem opção de um bom transporte para o deslocamento urbano.
Em uma grande metrópole como Londres há uma intensa movimentação nas ruas, por veículos e pessoas, porém(,) por conta da organização(,) isso não se torna um caos como no Brasil. A capital inglesa tem um ótimo sistema de transporte coletivo, com pontualidade, eficiência e tarifas racionais, dispondo de trens, metrôs, taxis, bondes e até bicicletas para alugar. A infraestrutura urbana não deixa a desejar, com ruas largas e bem sinalizadas, evidenciando o atraso do Brasil nesse aspecto.
Com base no que foi visto, torna-se importante que a modernização do sistema de transporte coletivo e da infraestrutura urbana façam parte dos planos do governo no que se refere ao desenvolvimento e da melhora da mobilidade urbana no Brasil, fazendo com que diminuam acidentes e o stress dos cidadãos que perdem parte de seu precioso tempo em um engarrafamento.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem desenvolvida e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |