Defini-se Define-se como mobilidade urbana as condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades. No entanto, no Brasil(,) essas condições são cada vez mais demoradas, estressadas estressantes e ineficazes. Por isso seria interessante o desenvolvimento de um transporte público de qualidade e eficaz, com faixas exclusivas para sua circulação, afim a fim de que o brasileiro possa deixar seu carro em casa e prevenir problemas ambientais como efeito estufa e ilhas de calor.
Com o crescimento desordenado das cidades tudo ficou longe. Logo a necessidade do carro. Porém(,) com tantos veículos na rua, o que era para deixar o percurso mais rápido, acaba fazendo o inverso por causa de enormes e estressantes congestionamentos. Com tanto tempo perdido no trânsito, a qualidade de vida e a produtividade começam a ser afetadas.
Vale ressaltar também que muitas pessoas não optam pelo transporte público pelo fato de estarem sempre superlotados. O que incomoda, principalmente, as mulheres por serem assediadas. O preço abusivo da passagem também faz com que muitos prefiram usar seus carros do que o transporte coletivo.
Para que os brasileiros possam deixar o carro em casa, portanto, seria necessário o investimento em um transporte de massa com maior qualidade, conforto e eficiência. Porém só isso não bastaria. Necessitaria Seria necessário também do desenvolvimento de um trânsito focado na circulação de tais veículos. A ampliação de ciclovias e cobrança de pedágios urbanos também implicaria na falta de necessidade de usar o carro. Outra medida seria a expansão dos sistemas de metrô e trem, investindo na quantidade e qualidade das linhas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem desenvolvida e crítica. No entanto é possível explorar melhor dados atuais e relevantes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |