O crescimento populacional e o aumento do número de veículos no Brasil não foram acompanhados por melhorias suficientes na infraestrutura nacional. Consequentemente, existem problemas de mobilidade urbana em diversas cidades do país. Porém, outras nações já resolveram problemas semelhantes no passado recente, o que permite ao Brasil a análise e implementação das soluções que funcionaram no exterior.
A perda de eficiência oriunda da péssima situação do trânsito provoca perdas imediatas para a produtividade do país e, consequentemente, para a economia nacional. Nosso futuro também é ameaçado pela poluição produzida por veículos automotores, que agrava problemas já muito sérios, como o aquecimento global.
Os indivíduos também sofrem com o estresse oriundo de engarrafamentos do trânsito e com o aumento da poluição urbana decorrente do maior tempo durante o qual veículos permanecem ligados todos os dias. O trânsito caótico dos grandes centros urbanos ainda vitima os cidadãos através de atropelamentos. O capital nacional utilizado hoje para tratar problemas de estresse, doenças respiratórias e traumas poderia custear projetos que resolveriam as causas dessas desordens.
Muitos países já tiveram de remediar o problema da mobilidade urbana, cabe ao Brasil buscar soluções nas medidas que foram mais eficientes. Entre as diversas medidas que já foram tomadas e surtiram efeitos encontram-se a restrição do uso de automóveis para o transporte individual, o aumento do preço dos combustíveis e estacionamentos com tempos bastante limitados ou, até mesmo, a proibição do estacionamento. Além de se vetar a causa do problema, também é necessário facilitar soluções práticas para os brasileiros através da construção de ciclovias e da ampliação do sistema de transporte público.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (masculino e feminino) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem desenvolvida e crítica, mas é possível explorar mais dados atuais sobre o problema no Brasil.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |