O problema dos grandes engarrafamentos no trânsito das grandes cidades brasileiras são gerados é gerado em maior parte pelas escolas. Existem mais estudantes do que trabalhadores ! Com isso nas horas de entrada e saída dos alunos o tráfego fica insuportável. Sábado, domingo e feriados ele sempre desafoga! Quem provoca o transtorno no trânsito ? As pessoas! Quem pode resolver isso ? As pessoas. Como ? Juntos !
O poder público faz sua parte, com pistas, viadutos, semáforos e túneis . Mas, infelizmente não resolve, e a cada dia fica tudo mais caótico, porque é preciso uma ação conjunta , as escolas devem ocuparem um lugar só, tipo um parque com uma circulação de veículos planejada e não uma escola em cada esquina. Todos os dias nascem um novo prédio, um novo bar, restaurante, casa de show etc., e nada de planejamento de trânsito. Só carros !
É preciso uma organização urgente! Se não. (,) A civilização voltará ao transporte com tração nas quatro patas! Trens, metrôs, ônibus, vans, barcos, helicópteros, motos, bicicletas e carros particulares não são suficiente? Sabe por que? Porque todos(,) como se combinados(,) saem ás às ruas ao mesmo tempo! No tráfego 10 minutos faz muita diferença. É tudo uma questão de acordo, ou escolas, empresas, comércio, e poder público e sociedade se unem e buscam juntos uma solução(,) porque a mobilidade é um problema de todos. Ou só saíram do lugar andando ou imprensados feito sardinhas em lata.
Existe transporte público de qualidade em todos os grandes centros brasileiros. O que falta é organizar o horário da multidão. É só acertar isso, que o trânsito voltará a fluir livremente para o bem de todos. (Enfrente) O problema do trânsito brasileiro enfrente, se quiser seguir em frente.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto, porém a argumentação é pouco desenvolvida. Faltam dados e argumentos que sustentem as afirmações e tornem o ponto de vista convincente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |