Como previsto na Constituição brasileira, todos os cidadãos têm o direito de ir e vir, porém, com um crescimento populacional enorme, o Brasil está sofrendo um problema no que diz respeito á à mobilidade urbana.
A mobilidade urbana refere-se ás às condições de deslocamento da população. Este termo, geralmente é empregado para se referir ao trânsito de veículos individuais e transporte coletivo.
Apesar de ter sido uma grande aliada no séc XX, a mobilidade urbana se tornou um problema no séc XXI. Este problema está diretamente ligado ao aumento dos transportes individuais. O fato é que á a má qualidade dos transportes públicos, e principalmente á a facilidade de consumo nos últimos tempos, tem sido um grande contribuinte á para este aumento.
Além disso, uma consequência que não se deve desconsiderar é a poluição causada ao meio ambiente em razão desses automóveis, o que se tornou motivo de grande preocupação do ser humano.
É preciso impor um limite á a este problema antes que ele venha se agravar mais. A criação de ciclovias e os famosos “rodízios” podem ser o caminho para a solução, porém é notório que estes não foram suficientes para resolver o problema. Com base nisso, seria importante investir nos transportes públicos, para que as pessoas não optem (por) recorrer a outros meios, e, além disso, outra proposta seria a diversificação dos modais de transporte, como a utilização de trens e metrôs.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar mais dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |