A rápida urbanização e a falta de planejamento resultou no problama problema do trânsito da maioria das metrópoles brasileiras. Atualmente se perde muito tempo entre os deslocamentos, congestionamentos impedem que a mobilidade urbana se dê de forma rápida. O meio mais aconcelhavel para resolver esse problema é o transporte público,contudo, este deve ser de forma eficaz e eficiente.
O aumento da população nas cidades em busca de qualidade de vida gerou núcleos urbanos complexos em um sistema de cornubação (cidades dependentes socialmente, politicamente e economicamente). O resultado de tal movimento é o deslocamento necessário do dia a dia, no qual percorre-se distâncias consideravéis, como na região metropolitana de São Paulo, integrada por 39 municípios com uma área de 7946km².
Porém, todo esse crescimento não contou com o planejamento necessário. As ruas estreitas, o excesso de veículos nas ruas e o transporte coletivo deficitário evidênciaram evidenciaram isso. O bom momento passado da econômia economia possibilitou e facilitou a compra de automóveis, (;) as dificuldades dos meios coletivos de transporte de se adequar as às necessidades da população, pois, estão constantemente lotados, falta de rotas e horários alternativos, fez com que a maioria optasse pelo transporte individual.
Os atrasos, os congestionamentos e acidentes gerados pelo trânsito podem ser reduzidos com o transporte público de qualidade. Para que isso seja possível é necessário que os governos municipais e estaduais(,) em conjunto com as empresas de transporte(,) adequem seus serviços as às necessidades da população, oferecendo linhas alternativas e ônibus com qualidade (lugares para todos, segurança, pontualidade, conforto) afim a fim de tornar o meio coletivo mais atrativo. E também deve haver uma conscientização da população em geral que deve optar pelos meios de transporte públicos com o objetivo de diminuir o contigente de automóveis nas ruas(,) e assim garantir (que) a mobilidade urbana seja se dê de forma satisfatoria.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |