O número de automóveis individuais nos centros urbanos tem crescido exponencialmente, acarretando a superlotação das rodovias e(,) consequentemente(,) dificultando o tráfego local. A falta de estrutura dos transportes coletivos e as melhores condições financeiras da população brasileira têm contribuído para essa realidade. Além do mais, a elevada quantidade de Co2 liberado para atmosfera é prejudicial ao meio ambiente.
A superlotação dos ônibus nas cidades e suas más condições, acarretam a procura de outros meios de locomoção, através da compra de automóveis individuais. Gerando o que gera uma grande quantidade de veículos nas ruas, (.) assim, o trânsito encontra-se praticamente estagnado em determinados momentos do dia, afetando a qualidade de vida da população, a qual se encontra cada vez mais estressada e cansada.
Ademais, o meio ambiente também sofre com essa problemática, uma vez que a fumaça gerada pelos automóveis libera uma grande quantidade de Co2, sobrecarregando a atmosfera e favorecendo o agravamento do aquecimento global, trazendo sérias consequências ambientais para o planeta ao longo dos anos e(,) posteriormente(,) a toda humanidade. Além disso, alternativas poderiam ser usadas, como por exemplo, a criação de ciclovias para a utilização de bicicletas ao invés de veículos.
Portanto, diante desse cenário, é crucial que ações preventivas sejam feitas. Desta forma, o governo deve investir na criação de ciclovias, bem como incentivar o uso de bicicletas como meio de locomoção. Além disso, melhorar a infraestrutura dos transportes coletivos, para que se possam reduzir as agressões ao meio ambiente e consequentemente promover a qualidade de vida da população.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao emprego desnecessário do gerúndio.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar informações e dados atuais e relevantes sobre o assunto, além de apresentar uma argumentação repetitiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |