Mobilidade urbana é definida como o deslocamento de pessoas e cargas dentro do perímetro urbano, utilizando-se para isso toda a infraestrutura que uma cidade oferece. Nas últimas décadas houve um considerável crescimento na frota de veículos particulares, o que não foi acompanhado pela infraestrutura dos grandes centros, provocando, assim, problemas quanto à mobilidade no trânsito. Mobilidade urbana é um dos grandes obstáculos a serem ultrapassados nas cidades contemporâneas.
Quase que diariamente é comum ouvir nos noticiários a quilometragem de carros enfileirados em mais um engarrafamento, e o que seria uma viagem de minutos transforma-se em uma agonia de horas. O mais espantoso é que isso vem ocorrendo não somente nas grandes metrópoles, mas também naquelas cidades que ainda engatinham para o desenvolvimento.
A questão decorre de um mau planejamento urbano que valoriza a individualidade no transporte, erro que afeta toda a dinâmica de uma cidade, influindo na economia, causando acidentes e prejuízos ao país. O resultado disso é a incapacidade do Estado de garantir aos cidadãos o deslocamento eficiente na cidade.
Muitos apontam o pedágio urbano como medida a ser adotada para uma melhora imediata da situação. Em longo prazo, várias outras providências podem ser tomadas, como adotar o modelo de cidades europeias, onde o conceito de rua é completamente diferente do brasileiro. Caso fosse seguido o modelo supracitado, seria necessário ampliar o espaço para transportes coletivos e o tamanho das calçadas, além de aumentar o número de ciclovias, deixando de incentivar o transporte individual. Adotando políticas públicas como essas, o governo poderia contornar a crise de mobilidade urbana.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados atuais sobre o assunto, que enriqueceriam a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |