Mobilidade é o grande desfaio desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel, que parecia ser a resposta eficiente do século XX à necessidade de circulação, levou à paralisia do trânsito, com o desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público.
No Brasil não é diferente, pois com a intensificação do processo de urbanização a partir da década de 1950(,) e logo em 1970 se tornando um país urbano, observa-se que esse crescimento foi rápido, sem planejamento e concentrado, especialmente no sudeste, e as consequências, como em diversas cidades do mundo, não são boas. Pois com a maior emissão de dióxido de carbono (CO2) ocorre a intensificação do efeito estufa(,) alterando a temperatura média da Terra.
Nos grandes centros urbanos são cada vez mais frequentes enormes congestionamentos, de modo que vêm causando estresse nos motoristas e(,) consequentemente(,) uma perda na produtividade(,) afetando a economia. Além disso, há vários acidentes, que segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), em um mês, causam invalidez permanente, em média, a 43,2 mil pessoas e matam 4,1 mil.
Por isso é preciso que o governo difunda a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus “limpos”, com integração de ciclovias e também de soluções inovadoras como os teleféricos de Medellín (Colômbia) ou sistemas de bicicletas públicas, como os implantados em Copenhague, Paris, Barcelona, Bogotá, Boston e várias outras cidades mundiais. A mobilidade urbana também demanda calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos.
As ONGs podem gerar campanhas que conscientizem as pessoas e defendam o uso do transporte coletivo e de bicicletas, a mídia também tem um importante papel de divulgar essas campanhas e mostrar à sociedade como ter uma vida menos estressante e mais saudável com o uso da bicicleta, por exemplo.
Portanto o problema da mobilidade urbana no Brasil pode ser sanado com investimentos em infraestrutura e transportes e também com a conscientização, pois somente a requalificação dos transportes públicos poderá reduzir o ronco dos motores e permitir que as ruas deixem de serem “vias” de passagem e voltem a ser locais de convivência.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |