Expansão das matrizes de transporte - Banco de redações


O desafio da mobilidade urbana no Brasil

Enviada em: 10/08/2015

Status:

Corrigida
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Os governos desenvolvimentistas de Eurico Gaspar Dutra e Juscelino Kubitschek basearam-se, sobretudo, na instalação de indústrias de bens de consumo duráveis no Brasil. Nesse contexto, as indústrias automobilísticas recém implantadas no país necessitavam de uma malha viária adequada às suas produções; assim, o sistema rodoviário tornou-se a principal matriz de transporte brasileira(,) em detrimento da ferroviária e da hidroviária.

A saturação das rodovias tem gerado crise e congestionamento na mobilidade urbana, visto que o número de transportes individuais está estão cada vez mais acessível acessíveis para a população, em detrimento das enquanto as rodovias, que não acompanham tal crescimento. Essa situação deve ser revertida e, para isso, é necessário maior investimento em transportes públicos, como ferrovias, por exemplo. As hidrovias tornam-se excelentes opções para carregamento de carga e escoamento dos produtos agrícolas para o interior brasileiro e, por conseguinte, diminuiriam a presença de veículos de carga nas rodovias. Não obstante, tais investimentos exigem grandes obras, tornando-as soluções de longo prazo.

Contudo, é necessário medidas de curto prazo para aumento da qualidade de vida e diminuição da poluição, visto que o excesso de veículos gera maior poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos. Para isso, boas opções seriam os investimentos e estímulos ao transporte público rodoviário, assim como a construção de ciclovias como um meio de transporte integrado com outros modais, (.) tais investimentos não requerem grandes obras, e sim revitalização das estações de ônibus que podem se valer das matrizes já existentes(,) e, expansão das rodovias para criação das ciclovias.

Fica nítido nítida, portanto, a necessidade de investimentos em diferentes matrizes de transportes. Para isso, o governo deve atuar no investimento ao transporte público, por meio da cobrança de pedágios para transportes individuais e distribuição de passe livre para transportes coletivos, a exemplo do ônibus. É necessário investimento, por parte do mesmo, na criação de ciclovias, visto que esta é uma solução mais barata e trás traz consigo a humanização da paisagem urbana. As ONGs devem atuar na distribuição promoção de palestras, dentro das empresas, para ampla aceitação da sociedade a respeito do que será feito para essas mudanças. Assim, a crise seria contida até que a expansão do sistema ferroviário e hidroviário fosse concluída.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma pouco objetiva, repetindo argumentos, o que torna o texto cansativo.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente