A mobilidade urbana é um desafio não só dos centros urbanos do Brasil, mas também de grandes metrópoles do mundo. O aumento do número de veículos particulares tem contribuído para um verdadeiro caos nas cidades de todo o país. Aliado a isso, as ciclovias não são construídas com planejamento e o transporte público deixa a desejar.
O aumento da renda da população e a redução dos impostos sobre automóveis, fez com que as pessoas comprassem carros de forma desordenada e com muita facilidade, fazendo com que o trânsito(,) que já é caótico(,) piorasse cada vez mais. Na cidade de São Paulo(,) por exemplo, o paulistano fica preso no trânsito (por um tempo equivalente a) 45 dias do ano, além de possuir uma pequena linha de metrô comparada com cidades como Nova York(,) que apresenta quase 500 km de linhas de metrô.
Contudo, existe uma forte herança histórica relacionada aos problemas de mobilidade urbana no Brasil, que teve forte impulso com Juscelino Kubistchek na década de 50, com a construção de milhares de quilômetros de asfaltos e incentivo ao uso de veículos. Hoje, o Brasil apresenta 60 % do transporte do país realizado através de rodovias em péssimas condições, e isso reflete nas condições de mobilidade urbana do país. Onde milhares de brasileiros sofrem com as péssimas condições de transporte público e de disputas de espaço nas ruas.
Cabe, portanto, ao governo, à mídia e aos demais seguimentos sociais, a implementação promoção de Fóruns sobre o tema mobilidade urbana. (,) Implementando políticas de humanização das cidades(,) com a implementação de como mais ciclovias e calçamentos, além de pedágios urbanos para diminuir o fluxo de veículos. Tudo isso, juntamente com a participação efetiva de cada cidadão, para que todos tenham o seu espaço nas cidades e vivam em harmonia.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |