No Brasil, a mobilidade urbana tem se tornado a cada dia alvo de preocupação do poder público e da sociedade. O crescimento do número de veículos que circulam nos centros urbanos é superior as às condições de infraestrutura das cidades. Com isso, é preciso uma análise sistemática do problema, e a partir disso buscar soluções inovadoras para minimizar acidentes, brigas, desordem e mortes advindas do trânsito caótico.
Em diversas localidades em diferentes regiões do país, sobretudo metrópoles na região sudeste brasileira, há aumento desordenado do número de veículos que circulam nas avenidas. Porém, esses municípios não acompanham o ritmo desse crescimento(,) o que gera desorganização, acidentes com causas variadas, impactos ambientais (gerados pela emissão de gases poluentes), e estresse nos condutores. Isso é comprovado por estudos relacionados a à mobilidade urbana, os quais apontam para crescimento do número de veículos muito maior do que o populacional.
Com certeza, retroceder não é possível. Assim, é necessário necessária uma análise minuciosa por parte do poder público, em parceria com a população, para buscar medidas corretivas. (,) Tais como: estímulo ao uso de transporte coletivo, criação de ciclovias e ampliação de vias alternativas. Por outro lado, é fundamental uma mudança de paradigma por parte da população atual, a qual estar está cada vez mais preocupada em acompanhar a rotina exaustiva dos dias atuais em detrimento da qualidade de vida e segurança para se locomover.
Alguns países de primeiro mundo são referência na organização do trânsito. Eles investem em boas condições dos meios de transporte, alternando entre: rodovias, ferrovias, e ciclovias. Ao mesmo tempo conscientizam a sociedade para o uso de bicicletas, como é o caso da capital da Holanda (Amsterdã). (,) O que diminui consideravelmente o número de acidentes fatais e emissão (de) gases poluentes na atmosfera. Além disso, é possível otimizar o espaço e redução de reduzir custos com veículos automotivos.
Diante de tudo isso, infere-se que o problema da mobilidade urbana no Brasil é algo que precisa ser enfrentado. Sendo o Estado responsável por criar mecanismos logísticos de acordo a com estudos específicos para cada realidade, bem como investimentos em projetos de engenharia do trânsito. E a população tendo tem o papel de cooperar respeitando as normas, isto é, cumprimento da cidadania e buscando alternativas de locomoção. Como combinação, usando usar sites como forma de contato, entre pessoas que fazem o mesmo trajeto diário, podendo poupar alguns veículos de circularem nas vias. Além disso, (a) realização de palestras voltadas para segurança e educação, isso em parceria com instituições de ensino, empresas, associação de moradores. Podendo Pode-se, com isso, minimizar a triste realidade existente, que tende a piorar.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase e de conjunções e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |