Comenta-se com frequência, a respeito do trânsito caótico brasileiro. Todos sabem que no Brasil existe um grande aumento de compras inconscientes de veículos(,) que acaba superlotando as estradas, impossibilitando um fluxo tranquilo.
Muitas vezes o dia de alguém é repleto de estresse por contas da inquietação diária nas pistas. A situação no trânsito piora a cada dia(,) sendo perceptível um número maior de veículos circulando pelas ruas, porém a infraestrutura das pistas não correspondeu (a) esse crescimento.
Outro fator existente é a falta de ciclovias para aqueles que decidem utilizar bicicleta como seu meio de transporte. Ainda convém lembrar-se dos transportes públicos que são uma excelente solução para o problema(,) só que se encontram em estado precário: atrasos, lotações e altas tarifas. Os passageiros são praticamente obrigados a utilizar carros para chegar a seu destino mais rápido e com mais conforto.
É imprescindível que todos se conscientizem e deixem de usar o transporte público em último caso. Abrir espaço para as ciclovias, e reduzir as tarifas do transporte público são medidas que podem ser tomadas para amenizar a turbulência das pistas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível enriquecer a argumentação explorando dados atuais sobre o assunto, o que a tornaria mais crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |