Parmênides,filósofo pré - socrático, afirma que o ser é unidade e imobilidade, sendo contestado por outros pensadores da época. No entanto, em pleno século XXI, com surgimento da imobilidade Urbana, a afirmação desse filósofo torna - se cada vez mais coerente. Contudo, quais as consequências causadas por essa problemática? Será que há meios de reverter essa situação?
Partindo do A princípio, é importante ressaltar que a Revolução Industrial teve como uma de suas principais consequências do o êxodo rural, ou seja, a migração dos campos para as cidades. Com o passar do tempo ocorreu o inchaço Urbano, ou seja, o crescimento desordenado das cidades, possibilitando assim a imobilidade urbana que, por sua vez, prejudica inúmeros indivíduos, os quais, com vidas corriqueiras(,) passam horas no trânsito ao invés (de) utilizá - las de modo adequado. Nesse contexto, torna - se notório o caos existente nas grandes metrópoles ,às as quais, são alvos dessa problemática cotidianamente.
Como decorrência consequência, a economia do país é inversamente proporcional à imobilidade, ou seja, com o aumento da inércia há uma diminuição da economia, danificando assim não apenas (a rotina) do indivíduo(,) mas toda a sociedade. Mediante o exposto, fica - se explícita a incumbência possuinte dos órgãos públicos de criar estruturas adequadas para uma melhor locomoção, acompanhando assim o crescimento das cidades. Com tal feito, a afirmativa de Parmênides pode ser novamente contestada pela sociedade(.)
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |