A população brasileira, segundo dados do Observatório das Metrópoles, aumentou cerca de 12,2% entre os anos de 2002 e 2012. Tal crescimento acarreta na constante venda de automóveis, elevando o número da frota de veículos nas cidades.
Em razão do intenso crescimento demográfico, vários municípios sofreram prejuízos em sua mobilidade urbana como congestionamentos regulares e outras más condições de deslocamentos, à a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro. Esses problemas ocorrem devido à falta de planejamento prévio nas construções das cidades, fazendo com que se perca cada vez mais tempo diário. Consequentemente, é notório o aumento do estresse por parte dos indivíduos no trânsito, podendo afetar na produtividade e na economia, fator importante tendo em vista a atual crise econômica existente.
Além disso, ambientalistas apoiam a melhoria na infraestrutura brasileira com o propósito de diminuir a emissão de gases poluentes decorrentes do uso diário e em larga escala de meios de transporte individuais e motorizados. Como resultado, há uma queda na qualidade de saúde, já que os moradores estão sujeitos a doenças respiratórias, e intensificação de fenômenos climáticos à exemplo do aquecimento global e das ilhas de calor.
Dessa forma, é grande o apoio para melhoria da mobilidade urbana visto que seria uma medida benéfica. Porém, falta atitude em relação às autoridades públicas, que devem deixar de negligenciar o problema impondo medidas como investir na construção de ciclovias, incentivando modos alternativos de transporte, além de aperfeiçoar a qualidade dos transportes em massa, diminuindo o número de veículos nas ruas.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e ao uso de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar mais dados e exemplos para ilustrar a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |