A mobilidade urbana é o desempenho da forma que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano de um município. Nos grandes centros urbanos brasileiros torna-se um problema, tanto social quanto econômico, devido ao enorme fluxo de circulação.
Os congestionamentos, poluição sonora e do ar, precária acessibilidade para pessoas com deficiência de locomoção, e, a pouca eficiência, eficácia e efetividade do acesso dos cidadãos aos serviços de transporte público coletivo e de circulação são exemplos dos problemas a qual os quais o governo e a população enfrentam.
“A boa cidade, do ponto de vista da mobilidade, é a que possui mais opções” explica o planejador urbano Jeff Rison.
Para uma mobilidade urbana adequada, portanto, é necessária uma política de transporte de pessoas e cargas que visem promover acessibilidade, mobilidades aos civis por meio de ciclovias e transportes coletivos socialmente inclusivos e ecologicamente sustentáveis, como também dinamizar as formas para o transporte de cargas(,) viabilizando novas malhas de circulação como ferroviárias e aquaviárias, por exemplo.
Portanto, percebe-se a necessidade de investimentos por parte do governo, principalmente nas grandes cidades, para obter a mobilidade urbana adequada, já citada, e, em conjunto, da adoção por parte da população aos transportes coletivos e ao uso de bicicleta para poder assim minimizar ou até eliminar o problema.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica, mas é possível explorar dados atuais e pertinentes para desenvolver um raciocínio mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |