O crescente aumento de veículos automotivos evidenciado no século XXI tem gerado caos no trânsito brasileiro e colocado em discussão a infraestrutura da mobilidade urbana no Brasil. Devido às exigências do mundo atual, este desafio tem-se intensificando e, por conseguinte, gerado problemas de pequenas a imensuráveis proporções. A chegada do automóvel no Brasil só foi possível na década de 60 sob a presidência de Juscelino Kubitschek. Apartir A partir de então seu uso difundiu-se até alcançar as camadas populares. Com a globalização e adequação ao estilo de vida contemporâneo(,) o carro adquiriu valores como objeto de segurança, lazer, "status social", meio de rápida locomoção e diminuição de distâncias, conforto, entre outros. Isto, unido ao fato do sucesso empreendedor das multinacionais instaladas em diversos países ao possibilitar oportunidades ofertadas pelas concessionárias com redução de taxas e comodidade no parcelamento, facilitou a compra do carro próprio pelos brasileiros.
Entretanto, este aglomerado de veículos tem ultrapassado o suporte possibilitado pela infraestrutura automobilística do Brasil, com dados de pouco menos que dois carros por habitante. Esta questão leva a congestionamentos, a disputas por estacionamento, e principalmente a acidentes tanto no perímetro urbano quanto no rodoviário. Além disso, o aumento dessa frota leva a uma emissão cada vez maior de gases poluentes, com consequências a longo prazo. Com tudo (isso), a mobilidade urbana brasileira deve apresentar-se como uma questão de prioridade nas pautas debatidas no Congresso, visto seus impactos. A solução para este problema inicia com atitudes individuais com o uso de transporte coletivo, bicicletas, e caminhada quando possível, bem como a adequação desta logística pelo governo para acolher esta demanda brasileira.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavrase à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica, explorando dados pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |