O Brasil é um país (em) que a população utiliza (rodovias) para viajar seja dentro da e trafegar na área urbana ou fora o meio de transporte rodoviário.No Brasil Ha Há uma grande quantidade de carros e motos(,) contudo muitas pessoas que não têm uma boa renda utilizam dos serviços de ônibus principalmente nas capitais nas capitais , (.) estes serviços são oferecidos por que porque o preço da passagem é acessível, contudo quem utiliza deste meio de transporte no Brasil passa por alguns problemas como a falta de segurança , e o atraso no horário que é para chegar ao trabalho. O país não dispõe(,) na maioria de suas cidades(,) de ruas projetadas para que as pessoas possam ir ao trabalho utilizando um meio mais rápido e eficiente(,) que no caso seriam o uso das bicicletas que não poluem o meio ambiente e economizam muito mais o tempo.Devido a à imensa quantidade de pessoas no Brasil(,) está ficando dificil se locomover devido ao congestionamento que existe no trânsito e faz com que as pessoas perdam percam seu tempo.Portanto(,) é necessário haver (que haja) uma maior projeção das ruas (e) que (autoridades) passem a fazer mais ciclovias para que as pessoas possam optar se querem ir a pé ou ir pedalando na bicicleta(,) como existem alguns países (em) que a população anda mais de bicicleta do que de carro,assim ajudaríamos a preservar o meio ambiente e também as pessoas não ficariam tão sedentárias o quanto como estão.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal, ao emprego da crase e à coesão e objetividade na construção frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica, mas é possível explorar dados atuais e pertinentes para desenvolver um raciocínio mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |