Vias expressas - Banco de redações


O desafio da mobilidade urbana no Brasil

Enviada em: 04/08/2015

Status:

Corrigida
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Os governos desenvolvimentistas de Eurico Gaspar Dutra e Juscelino Kubitschek basearam-se, sobretudo, na instalação de indústrias de bens de consumo duráveis no Brasil. Nesse contexto, as indústrias automobilísticas recém implantadas no país necessitavam de uma malha viária adequada às suas produções; assim, o sistema rodoviário tornou-se a principal matriz de transporte brasileira em detrimento da ferroviária e da hidroviária.
 A saturação das rodovias, entretanto, tem gerado uma crise de mobilidade no país, visto que o número de veículos em circulação é crescente, e a matriz não acompanha tal expansão. Para que essa situação seja solucionada, é necessário que haja uma diversificação viária, em que hidrovias e ferrovias passariam a ter participação significativa no cenário brasileiro. Desse modo, o sistema hidroviário – caracterizado como o transporte mais limpo e mais barato -, hoje subaproveitado, poderia escoar os produtos agrícolas do interior brasileiro e, por conseguinte, diminuir a presença de veículos de carga nas rodovias. Já o incremento da malha ferroviária se mostra como alternativa de transporte público dentro dos grandes centros urbanos; não obstante, tais mudanças exigem grandes obras de implantação, tornando-as soluções a longo prazo.
 Contudo, são necessárias medidas mais rápidas para evitar a falência do sistema modal brasileiro, mormente, reduzir a taxa de crescimento de automóveis nas vias. Tal fato pode ser concretizado a partir das melhorias do transporte público rodoviário, o qual, por se valer da matriz já existente, não requer grandes obras, mas sim investimentos em veículos e revitalização das estações de ônibus. A exemplo da Rede Integrada de Transporte da cidade de Curitiba, idealizada na década de 1970 pelo urbanista e ex-prefeito Jaime Lerner, é necessário um sistema rápido, com linhas que atendam a toda a cidade e vias expressas exclusivas.
 Portanto, tamanha dinamização do transporte urbano resultaria em maior adesão dos cidadãos e em consequente redução dos veículos; ademais, as melhorias na mobilidade urbana brasileira na esfera municipal diminuiriam possíveis casos de corrupção, uma vez que os investimentos seriam em menor proporção. Assim, as mudanças no transporte público conteriam a crise até que a expansão dos sistemas hidroviário e ferroviário fosse concluída.

Comentários do corretor


Redação copiada da internet. Link postado em 2013: https://www.facebook.com/mireveja/posts/458700124239490. Cópia de redação ou trechos inteiros zera a redação. Aproveite este espaço para treinar, este é o momento para errar e aprender a acertar. A cópia de um bom texto da internet não traz nenhum benefício aos seus estudos.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.0
NOTA FINAL: 0


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