Atualmente, a população urbana sofre por não conseguir se locomover dentro das cidades. Perante essa situação ocorrem diversos acidentes, com consequências irreparáveis. Diante desses acontecimentos, qual seria a melhor medida a tomar?
A população que veio do campo para as cidades, ultrapassou a capacidade de lotação das capitais. Com o passar dos anos, as pessoas foram realocadas, para onde estivesse área livre. A população aumentou, em decorrência o capital cresceu, e a produção expandiu em demasia. Exemplo disso são os automóveis, que, em número, superam a população para a qual está disponível. Perante essa situação, as ruas das cidades são superlotadas de carros, onde não há mobilidade para as pessoas e muitos menos para veículos. Em consequência ocorrem diversos acidentes aos pedestres, pela má infraestrutura das capitais e excesso de carros nas ruas, onde a lei é o melhor para si, sem nenhuma consideração com o próximo.
Muitos pensam que o melhor é cada um ter o seu carro individualmente, mas não refletem nem um minuto nas consequências que isso pode acarretar nas ruas, que além de afetar diretamente o pedestre, muitas vezes o próprio condutor do veiculo perde a calma, se estressa e se irá irrita, por um problema que pode ser solucionado, as às vezes até pela paciência.
Enfim, a mobilidade urbana precisa ser melhorada, não só com expansões expansão de estradas e pontes, mas também com as atitudes da população, de importância com o próximo, em cada atitude efetuada no dia-a-dia, como paciência e coerência.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar dados atuais e pertinentes para desenvolver um raciocínio mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |