O grande amigo do século XX se tornou o pior inimigo do século XXI. Na última década a frota brasileira de veículos cresceu mais de 400%. Em um estalar, as ruas das grandes e médias regiões estavam tomadas por um tráfego muito intenso, de um lado para o outro de um ponto da cidade a outro, seja de carro, ônibus, ou metrô.
Esses veículos de transporte são os eixos da mobilidade urbana, todos eles têm suas vias certas para andarem, e suas de mais características também. Hoje no Brasil vemos que esses eixos da mobilidade urbana não estão em sincronia, tem mais carros na rua hoje do que "rua", propriamente dito, rua. Pouco incentivo federal, estadual e municipal são feitos nesses setores, porque não se tem muito retorno de receita para o governo. Por isso que se vê(,) por exemplo(,) o alto valor cobrado na passagem de ônibus, e de retorno poucos ônibus em circulação. O mesmo acontece nas outras partes, caminhoneiros arriscam suas vidas diariamente por causa da má qualidade das estradas. Pedestres vão pelo mesmo caminho, só que por cima do local onde deveriam se ter calçadas e não se tem nem um mato roçado.
Assim(,) a mobilidade no Brasil vai caminhando, muitos projetos são extremamente bem estruturados no papel, só que na parte prática, a situação não sai do zero. Isso deixa um sentimento de esquecimento na população. O povo por si está meio que acostumado, poucos lutam pelos direitos deveres mínimos que o Estado tem com o povo. O sistema manipula a todos pela situação de conforto que ele fornece.
Porém nem tudo está perdido, algumas soluções estão em prática e outras em desenvolvimento, como por exemplo as faixas de ciclovia que estão tendo uma grande aceitação por parte da população e do governo. Os BRT, que são vias especiais para ônibus circularem, entre outros. Mais meios assim precisam ser aplicados na estrutura da cidade para que se tenha uma mobilidade confortável e segura. Por fim, cabe ao governo investir mais recursos para manter esses meios em desenvolvimento (e) para a melhoria do serviço para a população, não excluindo a obrigação do povo de estar de olho de como vão as coisas e cobrar das pessoas responsáveis.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão e coerência.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, mas é possível explorar dados atuais e pertinentes para desenvolver um raciocínio mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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