A concorrência e incentivos na venda de veículos recebe o apoio de várias instituições particulares e governamentais. A facilidade na obtenção de um automóvel proporciona a realização de um sonho a alguns, no entanto, tem sido o pesadelo de outros, pois o deslocamento da população tem se tornado insuportável em várias cidades brasileiras.
Anúncios de “taxa zero” ou “0% de IPI” foram e ainda são atrativos para o comércio de veículos, embora em 2014 tenha registrado uma queda de quase 7% em relação a 2013 segundo a Fenabrave – Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores. Com tantas promoções esquece-se que as cidades não estão preparadas para a circulação de inúmeros carros, e além do mais não há espaço, estacionamento, garagens nem estradas suficientes que possam resolver esta situação sem grandes custos e (a) longo prazo.
Esta situação tem desencadeado transtornos emocionais naqueles que dependem da agilidade do trânsito e da sua eficiência. Doenças como ansiedade, depressão, nervosismo, agressividade, medo, tem se intensificado numa proporção assustadora, sendo objeto de interesse de terapeutas que se especializam em trabalhar com pessoas com síndromes relacionadas a veículos, acidentes e violência no trânsito.
Percebe-se, portanto, que a mídia tem grande poder na propagação de uma ideia e pode-se usá-la para conscientizar a população sobre a importância da caminhada e uso de bicicletas. Assim, investir em avenidas com ciclovias e vias para pedestres pode ser um grande incentivo a esta prática.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é a conclusão não acompanhou a profundidade da argumentação anterior e ficou um pouco "simplista". Bom uso da norma padrão da língua.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |