Segundo a Constituição brasileira, todo cidadão tem o direito de ir e vir, ou seja, de se locomover. No entanto, em tempos como este, no qual, nos quais a cada dia, o número de carros nas ruas e avenidas cresce assustadoramente, a mobilidade das pessoas nas cidades fica bastante restrita. Por isso, é necessária a discussão acerca das causas e das possíveis soluções para esse problema.
Uma das causas disso, por exemplo, é a falta de infraestrutura de grande parte das cidades do país. (,) Uma vez que as cidades foram crescendo e os seus administradores pouco importaram com esse aspecto. Exceções como Brasília, que foi uma cidade planejada, onde as avenidas são largas, esse problema tornou-se menor. Ademais, o transporte público, em sua maioria, é vexatório. As pessoas que dependem dele são quase que obrigadas a acordarem cedo para chegar a tempo de lutarem para conseguir uma vaga em um metrô ou em um ônibus para, assim, ir trabalhar. Logo, esse tipo de transporte, que pode vir a ser uma grande solução para essa questão, pouco atrai as pessoas que têm outras formas de se locomoverem, como motos ou carros.
Além disso, outras grandes consequências advêm da mobilidade urbana. As mortes e os acidentes relacionados ao trânsito são exemplos disso. Avenidas mal sinalizadas, falta de respeito às faixas de pedestre, o álcool associado ao volante além das altas velocidades são alguns dos motivos dessas tragédias. Soma-se a isso o estresse pelo qual grande parte da população passa quando está no tráfego.
Portanto, torna-se fundamental a adoção de medidas para solucionar esse problema. Investimento em ciclofaixas, como está fazendo São Paulo, é uma boa proposta que, além de diminuir o número de veículos no trânsito, estimula a prática de atividades físicas. Pedágio urbano, como acontece em Londres, também parece ser uma boa medida, além de ser mais uma renda para que o Governo invista no transporte público. (,) Já que este precisa de mais qualidade e quantidade a fim de atrair mais a população a o utilizar a utilizá-lo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar dados atuais e pertinentes para desenvolver um raciocínio mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |