Congestionamentos quilométricos, acidentes automobilísticos, asfaltos em péssimas condições e ilhas de calor são alguns exemplos da realidade de vários centros urbanos. O brasileiro, nos últimos anos, optou pelo conforto e pela praticidade ao adquirir o carro e deixar de lado a bicicleta e o transporte público, porém o aumento contínuo de automóveis nas cidades brasileiras tem causado sérios problemas sociais e ambientais.
Segundo dados do Observatório das Metrópoles, o aumento de veículos cresceu até 138, 6% e pesquisas realizadas pela ONU indicam uma média de 4 mil acidentes por mês no Brasil. A falta de investimentos e melhorias na infraestrutura do transporte coletivo brasileiro, o aumento nas tarifas, os frequentes assaltos em ônibus e até mesmo a queima destes automóveis como forma de “protesto”, culminaram na maior procura por veículos individuais. Deste modo, o tráfego no País torna-se cada vez mais demorado e perturbado, já que tanto a locomoção individual quanto a coletiva apresentam-se inviáveis.
Além disso, as cidades não sofrem apenas com o crescimento de no número de veículos na questão de mobilização mobilidade, mas também há o agravamento do efeito estufa e ilhas de calor, proporcionados pelos gases poluentes liberados pelos veículos, assim como o aumento de doenças respiratórias.
Estes fatores representam hoje um grande problema social no País a ser resolvido e devem, portanto, receber a devida atenção e importância. Ações como melhoria do transporte público, redução do valor da passagem, maior conscientização para o uso de metrôs e ônibus e uso de biocombustíveis devem ser implantadas para garantir a qualidade de vida nas metrópoles nacionais.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e com uso de dados pertinentes e atuais sobre o assunto.
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |