Desde as primeiras décadas do século 20, quando o Brasil começou a engatinhar rumo à industrialização, não se pensava na questão da mobilidade, (.) embora nesse período tenha se potencializado a abertura de novas avenidas, esse progresso não acompanhou o crescimento da infraestrutura de locomoção, haja vista, que essa mudança ocorreu principalmente, influenciada nos moldes europeus, influencia essa, herdada do período monárquico do Brasil.
Durante as décadas seguintes, a indústria cresceu, surgiram indústrias siderúrgicas e principalmente as automobilísticas, conquistas oriundas da parceira parceria com o mercado exterior. A circulação de veículos aumentou consideravelmente na década de 50, devido ao aumento do poder aquisitivo do trabalhador, que agora dispunha da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), com o horário para trabalhar estabelecido, o cidadão pôde dedicar-se ao lazer e a à construção de um patrimônio pessoal.
Na utopia da conquista de patrimônio, depois da casa própria, logo em seguida vem o carro. Assim, a frota de veículos só aumentará e, por conseguinte, o trânsito tornando-se torna-se cada vez mais caótico. Contudo, Portanto, devido à conjuntura do desenvolvimento do Brasil, o transporte tornou-se um dos maiores problemas da sociedade atual.
Atualmente, vemos que no Brasil a questão da mobilidade não acompanhou os rumos de uma nação de heranças europeias. Na Europa em geral, é comum o uso de bicicletas para todas as atividades do cotidiano, elas estão ali, nas casas e também são disponibilizadas pelas ruas para aluguel em prol do turismo.
Em suma, o Brasil deveria voltar a se fundamentar no estilo europeu, quanto à questão do incentivo a bicicleta. Ao governo, cabe o papel de aumentar o número de ciclovias e criar programas com as grades empresas, para incentivar o compartilhamento de carros entre os funcionários e, assim(,) desafogar o trânsito.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e ao emprego coerente de conjunções.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica, no entanto é possível explorar mais dados atuais sobre o assunto, tornando a discussão mais abrangente, além de expandir um pouco mais a linha de raciocínio. O transporte coletivo, por exemplo, não foi citado - ainda que sua qualidade seja destaque na Europa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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