O trânsito brasileiro, na maioria dos grandes centros, é um dos piores do mundo. Exemplo disso é que, segundo a Folha de São Paulo, um paulistano perde, em média, 45 dias por ano preso na lentidão. Vários são os fatores que conduzem a tal estado, mas o fato de o carro ter se tornado sinal de status, assim como a péssima condição do transporte público(,) são os principais.
Há muito tempo que o carro se tornou uma entidade social forte no país. Possuir um veículo, por mais que ele não consiga se mover a mais de 10 km/h no trânsito, pode ser a diferença, ao menos na cabeça de alguns, entre conseguir determinado emprego ou garota. Desse modo, milhões de metros quadrados, que seriam muito melhor utilizados por coletivos, são desperdiçados por errantes em suas máquinas de status.
Além disso, as precárias linhas de ônibus não ajudam quem busca um deslocamento eficiente. Tem-se uma frota defasada, suja, com uma área de cobertura pequena, que transita juntamente com carros e caminhões em um sistema nada eficiente e que ainda por cima possui uma das tarifas mais caras do mundo. Não é a toa que esse mesmo sistema foi alvo de protestos recentemente.
Assim sendo, para que o cidadão possa se locomover eficientemente(,) é preciso revitalizar o sistema público de viação. Em vez de estimular a compra de automóveis com redução de impostos, se faz necessário utilizar tais impostos para a renovação da frota, redução da tarifa e, por que não, copiar modelos viários que já deram certo, como o da cidade de Curitiba. Deste modo, não só será reafirmado o direito de ir e vir, mas também assegurado o direito ao deslocamento efetivo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica, com argumentação bem embasada e coesa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |