No início do século XX, o automóvel era visto no Brasil e em todo o mundo como o maior aliado para o transporte de pessoas e de bens. Porém, com o avanço e o crescimento da população, os automóveis nos dias de hoje se tornaram um grande problema para os brasileiros, seja na questão social ou ambiental.
Toda a problemática, gira em torno principalmente da quantidade de automóveis que circulam no Brasil atualmente, pois existem cidades com a média de menos dois habitantes por carro, ou seja, há maior quantidade de carro do que de pessoas. Segundo o Observatório das Metrópoles, entre os anos de 2002 e 2012 a população brasileira aumentou cerca de 12% enquanto a quantidade de automóveis aumentou aproximadamente 139%.
No entanto(,) esse não é o único desafio enfrentado na mobilidade urbana brasileira. Existe ainda a superlotação dos transportes públicos, o que faz com que o cidadão opte pelo transporte individual, acarretando graves problemas ambientais devido ao uso excessivo de combustíveis fósseis. E quando os indivíduos resolvem se tornar mais sustentáveis utilizando bicicletas como meio de transporte, acabam sofrendo acidentes por falta de ciclovias.
Fica evidente, portanto, que a mobilidade urbana é um grande problema no Brasil. É necessária(,) então, a implementação através do Estado, de mais ciclovias, pois a bicicleta é um meio de transporte sustentável e econômico; e também vias únicas para o transporte público com maior disponibilidade destes transportes para evitar a superlotação. Isso já acarretaria em um grande avanço no deslocamento urbano, facilitando o ir e vir da população brasileira.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica, com uso de dados pertinentes e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |