Trânsito, palavra que causa temor em milhões de brasileiros das grandes cidades, pois esse termo é ligado a sinônimos como estresse e perda de tempo. Isso revela o quanto à a mobilidade urbana no Brasil está comprometida, não só por aspectos governamentais, como também comerciais.
Os incentivos fiscais aos transportes públicos são deficitários. O sonho de muitos brasileiros em possuir um carro próprio está muitas vezes ligado, subjetivamente, ao péssimo estado do transporte público. Isso evidencia a falta de investimento do poder público nesse tipo de transporte.
Além disso, a indústria automobilística é um agravante nessa situação. Televisão, internet, jornal, revistas, todos esses meios de comunicação noticiam frequentemente o lançamento de novos veículos. Isso induz a população a um consumo exacerbado dessa indústria, ocasionando mais veículos nas ruas e(,) consequentemente(,) mais problemas no trânsito.
É evidente, portanto, o mau funcionamento da mobilidade urbana brasileira. É preciso que a administração pública melhore a infraestrutura dos transportes coletivos, para que o cidadão por conta própria prefira esse tipo de locomoção. Ademais, é necessário, por parte das pessoas, mais consciência da sua contribuição para o trânsito de sua cidade. Assim, o termo antes com um significado torpe, significará algo positivo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica, no entanto é possível explorar mais dados sobre o assunto, tornando a discussão mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |