Em meio a questões como a falta de água, e de outros recursos naturais, foram tomadas decisões e atitudes que fizeram com que o mundo voltasse os olhos para um problema sério e real. E o termo sustentabilidade se tornou a palavra mais agregada aos debates mundo afora. E com esse tema pode-se observar ao longo dos anos outros cenários preocupantes para a sociedade moderna em geral, como a mobilidade urbana. Uma cidade que atenda as às nossas perspectivas e seja ao mesmo tempo sustentável.
O carro, antes sinônimo de riqueza, onde quando poucas pessoas podiam usufruir, tornou-se acessível a grande parte da população, passando de bem quisto aos olhos dos governantes por atrair fábricas e gerar empregos, para o principal vilão das grandes cidades por ser(,) sua na maioria das vezes(,) restritamente individual usado de forma individual, algo que para os dias de hoje é impensável se tratando da cidade sustentável que queremos ter, que visa o coletivo.
Mudar os padrões tradicionais estabelecidas estabelecidos para o transporte urbano envolve um processo lento e às vezes complicado, que só através de ações bem sucedidas e de fácil compreensão, são capazes de atenuar os efeitos. Por isso, foi criada a Lei Federal n° 12.587 de 2012, em que trata da mobilidade urbana e apresenta a à população, medidas e instrumentos novos para essa fase de transição.
Encontrar uma solução para o problema do trânsito nas cidades é uma indagação muito complicada, mas a solução caminha passo a passo com o poder público, e com seu comprometimento e maturidade diante deste assunto com sensatez e eficiência.
Faixas exclusivas, semáforos inteligentes para ônibus, uso de ciclovias, investimentos em ferrovias e metrôs de qualidade, são ações que visam à diminuição desses problemas urbanos que enfrentamos constantemente. Porém, de nada adiantará se não formos capazes de adquirir respeito e educação no trânsito. Pois cabe a cada um de nós a transformação que queremos enxergar nas nossas cidades.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase e de advérbios.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, simples, coerente e crítica, explorando dados pertinentes ao assunto - mas é possível desenvolver uma argumentação mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |